Alguns fatores genéticos podem influenciar em nossa saúde e qualidade de vida, porém são nossos hábitos que ficam responsáveis por nos trazer maiores resultados.
Ações simples no dia a dia como beber mais água ou tomar sol, podem influenciar de tal maneira no funcionamento de nosso organismo a ponto de nos deixar mais dispostos para realizar demais tarefas.
Separamos 10 atividades que, se você não pratica, pode começar a praticar para que se torne um hábito. Estudos indicam que uma ação que é repetida por 21 dias sem interrupções, é entendida pelo cérebro como um hábito e a partir disso, é realizada de forma natural, sem que nossa mente influencie impondo barreiras ou impedimentos.

1.    Beba bastante água.
Um corpo hidratado funciona melhor. Ideal de consumo e é média 2 litros de água por dia. Procure fazer essa ingestão em pequenas doses ao longo de todo o dia, desta maneira você se mantém sempre hidratado durante todo o dia, e passa a tomar água na quantidade ideal sem sobrecarregar o seu corpo.

2.    Procure se movimentar
Evite de manter na mesma posição por muito tempo. Não passe longas horas sentado e nem somente de pé. Procure movimentar o corpo, auxiliando a circulação e movimentação dos músculos.

3.    Tome sol
Exponha-se ao sol, lembrando sempre de passar protetor solar é claro! O sol nutre nosso organismo de vitamina D, essencial para nos manter dispostos.

4.    Planejamento de tarefas
Procure planejar o seu dia ou semana. Tenha em mente as atividades que precisa realizar, separando ao longo de suas horas úteis, de maneira que sua cabeça não se sobrecarregue com acúmulo de atividades. Introduza pausas entre as atividades. Cinco minutinhos que seja de pausa, ajuda sua cabeça a descansar e pode tornar suas ações mais produtivas.
  
5.    Sono
Oito horas de sono por dia é o mínimo para que seu corpo possa descansar. Muitas ações corporais e do organismo, são feitas durante o sono, onde nosso corpo está em total descanso. Não adianta manter uma rotina de exercícios físicos com um objetivo claro, por exemplo, se não houver descanso. O descanso é o momento em que o organismo absorve tudo aquilo que precisa, respondendo as suas ações. Descanse.

6.    Alimentação
Procure incluir na sua alimentação, ítens saudáveis. Folhas verdes escuras, por exemplo, são ótimos antioxidantes naturais e ajudam na retenção de líquido. Antes de cortar certos hábitos alimentares, adquira novos, desta maneira é mais fácil lidar com a rotina. Doces em excesso não são favoráveis para o organismo, porém uma sobremesa moderada após o almoço ajuda na digestão. Abuse das frutas e verduras. Procure balancear a alimentação e comer ao menos 5 vezes ao dia em pequenas porções.

7.    Fique atento a sua energia
Alguns podem não acreditar, mas há pessoas e lugares que interferem em nosso estado enérgico e afetam nosso bem estar. Ambientes e companhias tóxicas podem ser prejudiciais e atrapalhar nosso estado mental. Faça um filtro e principalmente em momentos mais vulneráveis, evite essa exposição que subtrai energia.

8.    Drogas
Evite-as. Álcool ou nicotina, por exemplo, são drogas lícitas e altamente prejudiciais. Estão presentes em nosso dia a dia e são de fácil acesso. Hábitos com medicações também não são bons. Aquela dor de cabeça diária que sempre é remediada com um analgésico. Procure um especialista, evite a auto medicação.

9.    Cuide-se
Vaidade é considerada um pecado capital, porém essa analogia se trata do excesso. Afinal como manda o ditado popular: “Tudo que é demais, é muito”. Porém cuidar do seu corpo, fazer uma massagem relaxante, cortar os cabelos, fazer a barba, cuidar da pele, entre outros cuidados pessoais, ajudam a elevar nossa auto estima, nos trazendo sensação de bem estar.

10. Exercite-se
O exercício físico regular ajuda a liberar endorfina em nosso corpo. Considerado um hormônio do prazer, a endorfina trás sensação de bem estar extrema. Exercitar-se só trás benefícios ao corpo, além de fortalecer os músculos, queimar calorias e ajudar a manter o corpinho em dia, trás benefícios a longo prazo, pois exercita os pulmões, o coração, auxilia na circulação e ajuda a evitar osteoporose. Garanta um presente e um futuro saudável, pratique exercícios.

A mudança de hábitos só depende de você!

Por: Mariana Gouveia