As doenças respiratórias e transmissíveis são as queridinhas da estação, chegam sem ser convidadas e se instalam causando, literalmente, a maior dor de cabeça. As mais comuns são os resfriados e gripes e, quando vêm com força, derrubam qualquer um! Ambas são transmitidas por vírus e atacam as vias respiratórias superiores.

O time dos “ites” não fica de fora: Rinite, sinusite e otite. Devido às baixas temperaturas e ao tempo seco do inverno, essas doenças costumam se agravar. A rinite é uma reação alérgica e quando aparece causa inflamação da mucosa que reveste o nariz, causando espirros, coriza e coceira no nariz. Por ser uma doença crônica, não tem cura, apenas tratamento. Já a sinusite, é a inflamação dos seios da face,  que causa dores localizadas e na cabeça, além de secreção nasal, podendo se tronar alérgica também.  No caso da otite, ocorre uma infeccão de garganta por vírus ou bactéria que vai até o ouvido, causando dores e febre.

A asma também costuma ter seu auge no inverno e trata-se de uma crise respiratória mais comum em pessoas que já possuem alguma inflamação pulmonar, mas também pode ser desencadeada por uma reação alérgica.  E tem ela também, a mais temida de todas as citadas anteriormente: A pneumonia. Já diziam os antigos “uma gripe mal curada vira pneumonia”. Esse ditado vem porque trata-se de uma agravação das inflamações e infecções respiratórias, que acabam atacando os pulmões, causando tosse, febre e dificuldades respiratórias.

Os que mais sofrem com essas doenças invernais são as crianças e idosos, com imunidade mais baixa que os adultos, mas a prevenção vale para todos! O grande problema do inverno é o confinamento, passamos mais tempo em lugares fechados, o que favorece a proliferação de vírus e bactérias, por isso aquela história de lavar bem as mãos não é só etiqueta, é prevenção!

A meningite também tem seu auge durante o inverno. É a mais perigosa de todas as doenças da estação, pois trata-se de uma infecção das membranas que envolvem o cérebro, pode ser transmitida por vírus, bactéria, fungos, parasitas e pode levar a morte. Importante ressaltar que o cuidado com ela deve ocorrer durante o ano inteiro.

Durante a estação mais fria do ano é bom se cuidar para fugir dessas doenças, por tanto, lembre-se:

  • Lave bem as mãos
  • Evite locais fechados
  • Evite locais com muitas pessoas
  • Se alimente bem para manter a imunidade alta
  • Prefira frutas e verduras ricas em vitamina C
E se por acaso pegar algumas dessas doenças, procure um médico e o tratamento adequado, repouse e pratique a consciência coletiva: Evite o contato com muitas pessoas para não proliferar a doença, principalmente com idosos e recém nascidos!

Lembre-se de se hidratar, no inverno acabamos esquecendo de beber água! Manter o corpo hidratado é fundamental para o bom funcionamento do organismo! Um bom chazinho e uma sopinha de legumes também são bem vindos para ajudar a enfrentar o inverno!

Por: Mariana Gouveia