Atualmente estamos cercados de bastante trabalho, stress, insegurança e vastas opções de comida rápidas e nada saudáveis. Além disso, há uma tendência narcisista muito crescente com as redes sociais, o que muitas vezes acarreta nas pessoas o desejo de estar com o corpo em dia. Isso tem levado algumas pessoas a investirem em dietas malucas e baterias de exercícios intensos, o que causa para o organismo uma carga bem alta de stress e influencia diretamente na qualidade de vida.

Para ajudar a entender melhor os vilões que nos atrapalham no dia a dia, convidamos a Patrícia Mantovi, formada em nutrição e farmácia e também pós-graduada em: nutrição clínica, fitoterapia clínica avançada, nutrição no esporte e em farmacologia - Ufa! Isso nos mostra que Patricia é uma profissional aplicada.
Atualmente, Mantovi promove um trabalho pioneiro na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. Com a clínica Equilíbrio Gastronomia Funcional, ela trabalha com alimentação inclusiva que tem o objetivo de alavancar a qualidade de vida das pessoas. Com alimentos de verdade como: Pães, doces, salgados, bolos, biscoitos, tortas de festas, sopas, refeições, sucos funcionais e pacotes de dieta personalizáveis, ela auxilia as pessoas que buscam uma vida mais saudável, mas com praticidade e sabor. “A ideia é trazer, além disso, o requinte e a beleza que despertam o prazer do paladar.” Completa Patrícia.

BLOG SFERRIÊ: Como surgiu a ideia de trabalhar com alimentação inclusiva?
PATRÍCIA: Comecei a trabalhar na área de produção de alimentos e com atendimentos clínicos, individuais, em grupos e para equipes esportivas. Sempre gostei de unir as duas áreas, teóricas e práticas e com isso fui aplicando as principais dificuldades que meus pacientes tinham na hora de tirar a dieta do papel e executar. Assim, fui avaliando a necessidade de uma empresa que se especializasse em atender essa demanda, auxiliando as pessoas que buscam uma vida mais saudável, com praticidade e sabor, com comida de verdade e que não fugisse muito daquela comida caseira em sabor e que ainda tivesse requinte, fosse bonita e despertasse prazer e felicidade. Durante os meus cursos, também me descobri com algumas intolerâncias e sensibilidades alimentares. Essas dificuldades de mudança nos hábitos me direcionaram na descoberta de um mundo inclusivo nas restrições alimentares.
Em 2013, comecei a aplicar receitas e técnicas dietéticas para o desenvolvimento de produtos saudáveis, isentos de glúten, leite, soja, refinados e aditivos. Mesmo que existissem algumas opções disponíveis no mercado, eu as considerava de alto custo, não eram tão saborosas para o meu paladar e não eram parecidas em nada com as opções tradicionais que eu não mais consumiria. Em 2014, inaugurei a Equilíbrio.

BLOG SFERRIÊ: Patrícia, é sabido que muitas doenças físicas e psicológicas atualmente estão ligadas com fatores que impactam diretamente em nossa qualidade da vida, como stress, má alimentação, entre outros pontos. Para você, seria possível listar 3 fatores que você julga como mais preocupantes e por quê?
PATRÍCIA: Falta de tempo: a vida corrida não possibilita que as pessoas tenham foco na sua própria saúde e quando percebem a necessidade do que precisa ser feito, têm muita dificuldade em se adaptar a novos hábitos alimentares ou de vida, na busca do equilíbrio.
- Informações erradas: apesar de estarmos em uma era digital, que as informações chegam muito rápido, fica difícil para a maior parte das pessoas filtrar o que realmente é importante e verdadeiro. Muitas pessoas não sabem fazer escolhas baseadas em suas individualidades, podendo sofrer graves consequências, tanto psicológicas quanto nutricionais, principalmente em frente ao terrorismo nutricional que é pregado em massa. O equívoco em confiar em pessoas ou figuras públicas que não são da área, pode trazer prejuízos para a própria pessoa e inclusive, para as pessoas da sua família, que podem passar a adotar os mesmos hábitos, restrições desnecessárias ou a disseminação das informações erradas.
- A falta de entendimento sobre o investimento em saúde é algo comum que eu percebo. Muitas pessoas não veem problema em gastar em festas, bebidas alcoólicas, cursos, viagens, mas se esquecem que para desfrutar disso da melhor maneira, precisam ter um corpo saudável. Investir diariamente em alimentos de verdade e que sejam saudáveis pode parecer mais caro no primeiro momento, porque é algo que você não consegue perceber a curto prazo. Mas são mudanças sutis como no humor, no sono, cansaço, na pele, dor de cabeça, mal estar, intestino desregulado, azia, má digestão, inchaço, entre outros, que são cruciais na saúde e muitas pessoas não dão a devida atenção. Essas pequenas mudanças irão garantir uma vida saudável ao longo dos anos, priorizando um envelhecimento e proteção do organismo contra qualquer tipo de doença.

BLOG SFERRIÊ: Sabemos que a disciplina e a prática de bons hábitos ajudam e muito a reduzir esses impactos, você acredita que exista uma fórmula que facilite esse processo ou é uma questão individual de cada um?
PATRÍCIA: Sim, a disciplina é o diferencial e ela precisa ter consistência. Traçar metas em curto prazo de forma individual é o caminho para conquistar resultados concretos. Cada pessoa precisa buscar entender o que ela precisa e ir fazendo pequenas mudanças para que essas possam vir a se tornar hábitos de vida. Só assim, essas mudanças começarão a fazer parte da pessoa, até mesmo sem ela perceber. Quando as mudanças de hábitos geram frustrações, a chance de desistir é maior e o que falta aqui, é entender que nosso corpo tem mais exigências que as nossas vontades e pra ele, ficar na zona de conforto é sempre mais fácil e menos desafiador. Assim, ele também se torna alvo de qualquer tipo de doença que aproveitará as oportunidades de um corpo frágil e desprotegido para se instalar. É preciso atenção e orientação profissional na busca do equilíbrio.

BLOG SFERRIÊ: Muitos estudos indicam que nossos hábitos alimentares atuais, englobam uma grande quantidade de alimentos ácidos, o que acaba contribuindo para o surgimento de alguns problemas e doenças. Nosso organismo tem plena capacidade de alcalinizar nosso sangue, porém alguns estudiosos também indicam que ingerir água alcalina, pode ajudar a quebrar a acidez dos alimentos. Você acredita na eficácia da água alcalina no organismo humano?
PATRÍCIA: Acredito na eficácia de uma alimentação alcalina e o consumo de água está associado a isso. Ter uma água no consumo diário que corresponda ao cuidado que temos com a dieta é um complemento importante na potencialização dos resultados.

BLOG SFERRIÊ: Saúde, bem estar e qualidade de vida, é o que a maioria dos brasileiros almeja, mas a realidade que vivemos nem sempre nos permite isso. Você acredita em ações coletivas e locais que possam ajudar a melhorar nossa busca de uma maneira geral?
PATRÍCIA: Acredito! As ações que levam informação e oportunizam conhecer novos sabores, produtos e ideias, permitem que as pessoas tenham escolha. É comum que as pessoas continuem fazendo PATRÍCIA: as mesmas escolhas ou cometendo os mesmos erros porque não sabem outra forma de fazer ou não conhecem as consequências. Há ainda as pessoas que se sentem confusas em qual direção é a melhor a ser seguida. Eu, enquanto profissional da saúde, busco me aperfeiçoar para desmistificar os obstáculos que as pessoas conhecem ou criam, que podem ser muito mais fáceis de serem vencidos com a oferta de conhecimento ou novas formas de ver a situação.
Cada pessoa tem a sua particularidade e a troca de vivência permite amparo, segurança e a sensação de que você não está sozinho◘

Além de nos conceder essa entrevista Patrícia também fechou uma parceria com a Sferriê nos cursos oferecidos pela sua empresa! A clínica Equilíbrio fica localizada na Rua Rua Tarobá, 719, sala 02 no centro de Foz do Iguaçu.
 

Por: Mariana Gouveia